[...]
O abaixo assignado apresentou ao Imperador, seu Amo, a Nota de S. Excellencia o Senhor Canning.
[...]
Como póde o Governo Francez receber a proposta, que lhe fazem, de admittir á negociação os Insurgentes Hespanhoes? Que diria o Governo Inglez se lhe propozesssem que admittisse os Insurgentes, Catholicos de Irlanda.
[...]
A Inglaterra commetteria hum enorme erro, se a despeito da experiencia do passado, tivesse ainda intentos de lutar com vantagem sobre o Continente contra os exercitos Francezes: e que esperança lhe resta agora principalmente, que a França está irrevogavelmente unida á Russia?
[...]
___________________Em pleno Império Napoleônico, a França se negava a negociar com a resistência espanhola. Comparou-a então aos insurgentes católicos da Irlanda, que, 110 anos depois, seriam de certa forma personificados pelo Exército Republicano Irlandês (IRA). A união com a Rússia, por sua vez (que findaria em 1812), é enfatizada de forma a intimidar a Inglaterra.
Duzentos anos depois...
Observe-se que o chamado IRA autêntico, dissidência do já extinto IRA, ameaçou recentemente atacar a Grã-Bretanha.
___________________
Folha Online (da Efe, em Dublin)
(leia a notícia completa aqui)
IRA Autêntico ameaça atacar Reino Unido quando achar "oportuno"
O IRA Autêntico, facção dissidente do já inativo Exército Republicano Irlandês (IRA) e contrário ao processo de paz, lançará ataques terroristas na ilha do Reino Unido quando considerar "oportuno", publica hoje o jornal "Sunday Tribune".
[...]
O representante do Ira Autêntico explica que o objetivo agora é "usar taticamente a luta armada", em vez de montar uma campanha sustentada de violência semelhante à desenvolvida pelo IRA durante os quase 40 anos de conflito na Irlanda do Norte.
[...]
___________________ Guerras, cinismo, guerras.
O invasor vira invadido,
O pretexto é invertido.
Questão de tempo,
De justificativas, de fins.
Ciclos e ciclos...
Aquietem-se, espanhóis.
Se Napoleão conquista,
É injusta a reconquista.