Gazeta do Rio de Janeiro, Sabbado, 3 de novembro de 1810
(leia o número completo aqui)
[...] O inimigo commandado pelo General Serras avançava com força superior, estando mesmo á vista dos nossos postos avançados.
[...]
Dou parte a V. Excellencia que a Guarnição da Puebla de Sanabria, composta do Batalhão n. 3 Suisso, neste momento se rendeo por Capitulação, sendo a principal condição o ser conduzida á Corunha para passar ao seu Paiz, quando houver occasião, sem poder mais pegar em armas contra as 3 Nações Alliadas. O General Serras está á vista das minhas avançadas: tem mais de 800 cavallos e 4& infantes. Eu vou a cobrir Bragança nas montanhas immediatas. Assim que possa remetterei a V. Excellencia a Capitulação, e o detalhe de todo o succedido.
_____________________________
Duzentos anos depois...
_____________________________
Folha.com
Em batalha digital, Dilma tenta exterminar 'zumbis Serras' com estrelas do PT
A disputa travada entre os candidatos ao Palácio do Planalto Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) ganhou o mundo virtual e se transformou em videogame. No "Dilma Adventure", para conquistar a Presidência, a petista precisa ultrapassar abismos, fugir de tucanos e, principalmente, eliminar a figura de José Serra, que perambula no game com ares de zumbi.
[...]
Dilma precisa escapar de ataques de tucanos, que lançam sementes capazes de retirar sua energia, e combater seu adversário lançando estrelas do PT. Assim como na eleição, a petista conta com uma arma especial: a figura do presidente Lula, que aparece envolvido numa redoma dourada. "Onde o Lula passa ele destrói todos os inimigos", explicou Alex Leal, um dos idealizadores do jogo. Divulgado por redes sociais que apoiam Dilma, o jogo recebeu, depois de elaborado, patrocínio do PT. "Criamos esse jogo há mais de um mês, mas a gente não conseguiu contato com o PT para poder divulgar. Agora no segundo turno a gente conseguiu", afirmou Leal, diretor da empresa.
Em caso de vitória da petista, o jogo termina com a candidata recebendo a faixa presidencial, além de uma pontuação com os extermínios de "Serras" e votos conquistados ao longo do trajeto. "Aparece uma urna com o número da Dilma e com informações de quantos zumbizinhos do Serra você matou", resumiu o empresário.
_____________________________
Entenderam, crianças? Política é assim, uma guerra, com inimigos (não apenas adversários) a serem combatidos. Vamos todos juntos, agora, eliminar mais alguns?