quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Natal sem iPod ou casca de tartaruga


Gazeta do Rio de Janeiro, Sabbado, 8 de dezembro de 1810
(leia o número completo aqui)

Bonaparte regulou por hum novo Decreto os direitos que devem pagar certas drogas, especiarias, e artigos, cuja importação se permite em França. A quantidade dos direitos dá a mostrar a precisão que ha no Continente de cada hum destes artigos. A quina só paga 4 ou 5 francos por libra; o rhuibarbo, 6 francos; o peixe seco, 8 francos por quintal; e o couro d'America por curtir, 2 francos e 1/2, em tanto que a pimenta paga 400 francos por quintal; a canella, 1400 francos; a casca de tartaruga, 1500 francos pela mesma medida; o páo Brazil paga sómente 15 francos, e o sandalo, 20 francos.

_______________________________

Duzentos anos depois...

_______________________________

Folha.com
(leia a notícia completa aqui)

A carga tributária dos produtos mais vendidos no Natal se mantém alta, porém estável em relação ao ano passado, segundo estudo divulgado pelo IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário).

[...]

Segundo o levantamento do IBPT, os perfumes importados lideram o ranking em tributação, com 78,43%. "A tributação dos importados é maior, pois, além deles terem todos os tributos incidentes dos produtos nacionais, ainda estão embutidos o imposto de importação", afirma Olenike.

VEJA A CARGA TRIBUTÁRIA DOS PRODUTOS

Aparelho MP3 ou iPod: 49,45%
Bacalhau importado: 43,78%
Jogos eletrônicos: 72,18%
Perfume importado: 78,43%
Tênis importado: 58,59%