domingo, 5 de dezembro de 2010

Alegria, rapazes



Gazeta do Rio de Janeiro, Quarta Feira, 5 de dezembro de 1810
(leia o número completo aqui)


Nas regiões da móda não se falla mais que em Madama Imperatriz. Seus costumes, pessoa, conversação, e maneiras, são outros tantos modélos de gosto, e desgraçada da Senhora que desejasse ter nome e fama na pronunciação de huma fraze, na móda de huma chinelinha, em devoção, no vestido de demetim, em hum problema, ou n'uma saia, sem que para suas pretenções tenha recebido alguma côr do brilhante genio desta despotica divindade. Quando vai passear no seu coche fica Paris a morrer, suspendem-se as operações da natureza á excepção dos ventos que vão soprando em torno do seu carro, ou de alguma nuvem, que acompanhando-a, lhe serve de toldo.

____________________________________

Tratava-se aqui de Maria Luísa de Áustria, provavelmente. Duzentos anos depois, então...

____________________________________

Folha.com, domingo, 5 de dezembro de 2010
(leia a notícia completa aqui)


Ainda neste domingo o presidente da França e sua mulher, Carla Bruni, continuaram a programação da visita oficial à Índia com uma visita às ruínas de Fatehpur Sikri, uma das capitais do antigo império mongol.



[...]

Apesar de dar importância às questões oficiais da visita de Estado, a imprensa indiana ressalta a beleza da primeira-dama francesa na cobertura. "O estilo de Carla deixa Bangalore sem palavras", afirma o "Sunday Times", elogiando suas roupas e indicando que ela caminha com "a desenvoltura de uma modelo". Já o "Mail Today" descreve a visita como o "romance da Índia com Carla".

____________________________________



"Alegria, Rapazes!". Assisti há pouco a esse filme, de 1944, e revi com prazer a vivacidade e a beleza ímpares de Carmen Miranda. Ela se encaixa perfeitamente nessas descrições, e é definitivamente um ícone das mulheres de impacto e personalidade. Um brinde a elas! Alegria, rapazes!