quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Criados


Gazeta do Rio de Janeiro, Sabbado, 12 de Janeiro de 1811
(leia o número completo aqui)

Bonaparte publicou hum Decreto muito extraordinario, relativo aos criados e criadas. Elles devem ser registrados, receber hum bilhete de inscripção, declarando a quem servem. Nenhuma pessoa póde alugar hum criado, que não tenha este bilhete de inscrição. 
(O objecto deste abominavel Decreto he extender mais e mais o horrivel systema de espionagem [...].)

O Globo (Agência Brasil)
(leia a notícia completa aqui)

A troca da cédula de identidade (RG) pelo novo cartão do Registro de Identidade Civil (RIC) vai começar no próximo dia 17 de janeiro. As pessoas selecionadas serão convocadas por carta a partir desta semana.

[...]

O RIC é um cartão magnético, com impressão digital e chip eletrônico, que incluirá informações como nome, sexo, data de nascimento, foto, filiação, naturalidade e assinatura, entre outros dados. O Ministério da Justiça estima que a substituição da carteira de identidade será feita, gradualmente, ao longo de dez anos.

______________________________________

Algumas implicações desse controle "Big Brother" podem ser delicadas, mas certamente nem se comparam ao suplício de ver Pedro Bial (e sua ridícula presunção poética) no papel de "Grande Irmão" orwelliano. Somente Serginho Groisman é mais chato e sem graça do que Bial.