domingo, 9 de janeiro de 2011

Dilma e Telêmaco


Gazeta do Rio de Janeiro, Quarta Feira, 9 de Janeiro de 1811
(leia o número completo aqui)

Nota. Na presente idade todos criticão, e censurão o que os outros fazem, inda os mais rematados ignorantes. Massena he ignorante na campanha de Portugal de 1810; Soult, outro grande Marechal do Imperio Francez, foi ignorante na campanha de Portugal de 1809; Junot, Laborde, &c. forão ignorantes na campanha de Portugal de 1808. Todos se fazem ignorantes em Portugal? Não he essa a razão, he porque Lord Wellington he maior General que todos elles. Por maiores que sejão os talentos de hum homem, quando contende com outro de esfera superior, todos os seus projectos se frustão, e desordenão. O profundo Author do Telemaco explicou bem esta gradação dos conhecimentos, quando nos representa Calypso conhecendo logo Telemaco, porque era hum homem; mas não póde conhecer Minerva debaixo da figura de Mentor, porque os Deoses superiores, diz elle, se encobrem, quando querem, aos Deoses inferiores, e confundem seu entendimento.

Estadão.com.br, domingo, 9 de janeiro de 2011
(leia o artigo completo aqui)

Sobressaem nesses primeiros dias de gestão o empenho da presidente em provar ao País que não é um poste - do que foi acusada - e que tem a personalidade forte de uma mulher que não chegou ao poder para ornamentá-lo, tampouco esquentar a cadeira para Lula. Dilma tenta mostrar que tem convicções e determinação para concretizá-las. [...] Nessa primeira semana Dilma se recolheu ao gabinete, não deu entrevistas, não apareceu em público e tratou de começar a organizar e sistematizar o governo. Combinou linhas de ação com ministros, reuniu o conselho político para tentar acalmar PT e PMDB, às turras pela disputa de cargos de segundo escalão (cumprirá a nomeação de técnicos ou cederá ao fisiologismo?). Chamou raposas do Congresso para conversar, preocupada com a eleição de um petista para a presidência da Câmara e com a votação do salário mínimo. Ao contrário de Lula, ficou longe dos holofotes.

_______________________

Superioridade não é o caso, definitivamente. Mas é provável que uma "Minerva" do PT continue a guiar a Presidência, independentemente do(a) Presidente. Engana-se como Calypso, portanto, a autora do artigo. Por trás de Mentor, e realmente efetivando o papel de mentor, há alguém maior que Telêmaco.