quarta-feira, 25 de maio de 2011

Altruísmo



Gazeta do Rio de Janeiro, Sabbado, 25 de Maio de 1811
(leia o número completo aqui)

Está na mão dos homens abonados desta capital, do Porto, e das outras terras, que padecêrão menos pela invasão do inimigo, o socorrer estas victimas da indigencia, e impedir que terminem os seus dias ás mãos da necessidade. O deveres da Religião, e da Humanidade assim o exigem; e além destes o proprio interesse, e o interesse da Patria. De muitas destas pessoas resgatadas á morte nascerá a cultura das terras, de que depende a nossa subsistencia, a facilidade do commercio, e mil outros serviços, conforme as suas occupações, que redundão em utilidade pública. Por outra parte estas molestias são contagiosas; huma pessoa, por ex. que veio do Cartaxo, trouxe huma febre destas, e della se contagiarão na visinhança 10 pessoas; em consequencia para nossa propria segurança convém que se socorrrão estes desgraçados; os sãos para que possão voltar para as suas terras; os doentes para que se possão tratar; e extinguiremos assim rapidamente huma molestia, que não tem outra malignidade mais que as faltas, e privações de muitos individuos. 

____________________________________

Folha.com
(leia a notícia completa aqui)

Os cientistas suíços queriam demonstrar, ao longo de centenas de gerações observadas em laboratório, se a regra de fato funciona dessa maneira. Para isso, Markus Waibel, Dario Floreano e Laurent Keller usaram os simpáticos robozinhos modelo Alice, que cabem na palma da mão de seus criadores. Em grupos de oito "indivíduos", os robozinhos tinham de carregar "comida" e dividi- la ou não com seus companheiros. Ao fim de uma "geração", a programação dos autômatos --equivalente ao seu DNA-- era passada adiante de acordo com seu sucesso na tarefa.
Ou seja, os mais eficientes se reproduziam mais. A pegadinha é que, nos grupos iniciais, podia ou não haver robôs aparentados. E essa frequência podia variar no tempo de acordo com o sucesso dos autômatos na hora de conseguir comida e se reproduzir graças a isso. Após 500 gerações, com 1.600 robôs cada uma (a maioria simulada com precisão em computador, porque não dava para construir tanto robô, explica Waibel), ficou claro que o altruísmo surgia com o parentesco. Havia um ponto de virada, sempre que o custo de ser "bonzinho" era superado pelo benefício de dar uma mãozinha aos 'primos'.

_____________________________________

Um tema complexo. Mas, para descontrair, relembremos a infância e vejamos a definição do Professor Girafales.